Quadrinhos A2 é um quadrinho autoral e autobiográfico, o próprio título já entrega tudo, o quadrinho é assim, feito a dois, pelo casal Paulo Crumbim e Cristina Eiko. Surgiu em 2011 e já possui cinco volumes lançados de forma independente, o quinto foi lançado no final do ano passado na CCXP. O quadrinho foi concebido originalmente como webcomic e só depois ganhou sua versão impressa e super caprichada.

Tudo começou com uma caricatura no pote de café.

A narrativa é dividida em capítulos, cada capítulo corresponde a algum episódio da vida do casal que achou interessante transformar sua vida em quadrinhos. No início cada volume correspondia ao compilado de um ano de histórias publicadas no site de mesmo nome, Quadrinhos A2, hoje em dia ele funciona basicamente como loja virtual.

Os causos são contados de uma forma bem engraçada, e o tom de realidade ganha também alguns traços de fantasia. O estilo da narrativa deles é voltada para o humor e embora trate de situações cotidianas para todos nós é difícil não dar gargalhadas com os momentos hilários apresentados durante os capítulos. A lista de coisas que eles transformam em quadrinhos vai desde mini diários de viagem, uma ida a academia, Réveillon  na praia e o planejamento para adotar o Pino além de outras situações.  O roteiro é sem dúvida o destaque desse trabalho autoral,  seu humor simples e inteligente é certeiro pra agradar todos os gostos, e se você curte easter eggs relacionados à Cultura Pop, vai se esbaldar. O traço e a Arte final são um caso a parte, os desenhos são belíssimos e muito ricos em detalhes, a alternância de traço do mais real ao caricato é algo que só enriquece a narrativa, e dá gosto de ver como o traço deles evoluiu nos últimos anos.

Por ser independente (sim, tudo bancado do bolso deles) o quadrinho é vendido pela web e adquirido diretamente com os autores, é assim desde o começo, foi como conheci o trabalho dessa dupla super talentosa lá em 2011, além desse contato direto, eles te enviam o quadrinho devidamente autografado e com dedicatória.

O sucesso garantido do primeiro volume abriu muitas portas,  as postagens na página pararam, agora tudo que sai é material inédito, através das redes sociais eles sempre nos deixam informados das novidades. Desde o lançamento do primeiro volume do Quadrinhos A2, o casal que antes trabalhava com animação se empenhou em vários outros projetos. Nesse meio tempo o Paulo Crumbim obteve êxito na plataforma de financiamento coletivo Catarse com um quadrinho chamado GNUT, que trata de um alien muito simpático numa narrativa super psicodélica. O casal também participou do projeto MSP 50 que rendeu mais tarde (com muito mérito) o convite para criar a Graphic MSP  Penadinho:Vida. Quadrinhos A2 foi indicada ao 24º Troféu HQMIX em duas categorias: Web Quadrinhos e Publicação Independente. E conquistou a 25ª edição do prêmio, na categoria ‘Publicação Independente de Autor’ com Quadrinhos A2 – segunda temporada.

Leitura leve, divertida e baratinha, Quadrinhos A2 é uma ótima pedida para presentear alguém e, lógico , pra ter na coleção. E o melhor de tudo, eles sempre fazem reimpressão, então você ainda consegue comprar todos os volumes. Não tem desculpa!

Esses aqui são meus! Só meus buahahaha!

 

Loja do Quadrinhos A2

FACEBOOK do Quadrinhos A2

Instagram do Paulo

Instagram da Cristina

Powered by WP Review