Nos últimos anos a abordagem de temáticas diversificadas tem mostrado a versatilidade e o poder das histórias em quadrinho como meio narrativo. Indo além de super-heróis fantasiados (que nós amamos sim!), muitos autores nacionais tem publicado histórias que retratam bem os dilemas da condição humana representadas por suas relações.

Gabriel Jardim, Paraibano de João Pessoa, é um desses artistas que nos traz agora seu terceiro trabalho intitulado Matrioska (um típico brinquedo russo, que consiste em várias bonecas de diferentes tamanhos, inseridas uma dentro da outra). Gabriel já publicou também as hqs Café (2014) e De Dentro Da Couraça (2015).

Ele nos conta mais sobre seu novo projeto: “Matrioska trata de Olga, uma fotógrafa que procura figurar entre as maiores galerias da cidade. Quando a oportunidade surge na sua frente, ela tem receio do que pode significar se tornar uma artista ‘profissional’. Dimitri é a sua ponte para o mundo da fama, mas esse caminho é cheio de navalhas e sacrifícios, fazendo com que as coisas não aconteçam exatamente da forma planejada.”

A hq foi concebida no ano passado como TCC para o curso de mídias digitais que o Gabriel está concluindo. A inspiração segundo ele veio de um vídeo do Pirula (youtuber, oras!) que tratava de forma vs. conteúdo voltado para o YouTube. E como esse é um debate importante no meio que o Gabriel está estudando, ele acabou criando a hq que reflete esse debate, e a protagonista Olga simboliza esta dualidade.  “Olga no caso é forma e conteúdo. Porém, enquanto ela quer que as pessoas se atentem ao seu talento, elas só percebem sua aparência.” Diz Gabriel.

Com interessante abordagem, simbolizada por uma mulher, que como tantas se vê presa ao estigma da aparência (mas nem por isso deve ceder às mudanças) Matrioska traz ainda uma arte envolvente no estilo “lineart’, em preto e branco conferindo ao trabalho um visual bem próprio que só os quadrinistas autorais conseguem nos oferecer.

O projeto, assim como os outros dois trabalhos publicados por Gabriel Jardim, está no catarse buscando o apoio dos financiadores Se você quer conhecer mais sobre Matrioska, acesse o link abaixo, onde também é possível financiá-lo e ainda receber alguma recompensa bacana.

Acesse o projeto aqui.