Antes de começar esse texto eu gostaria de dizer que depois de ler esse tipo de material fica muito difícil voltar a ler os quadrinhos de linha da Marvel ou DC.

Ed Brubaker conseguiu mais um vez em “Incógnito” fazer uma HQ diferenciada e hipnotizante

incgonito-vol-1-tpbA história narra a vida de um ex super vilão, Zack Overkill, que fazia parte, junto com seu irmão gêmeo Xander, da maior organização criminosa de super vilões: “A morte Negra”. Organização essa que comandava e desmantelava governos e países  pelo mundo todo num piscar de olhos. Tudo muda quando o líder da organização é preso pela força tática S.O.S (um grupo formado pelo governo dos EUA, com super seres pra caçar e desativar esse tipo de célula terrorista). O que inicia uma guerra interna pelo comando da organização. Durante um trabalho simples de invasão a uma instalação militar, Zack e seu irmão são pegos em uma emboscada pelos membros remanescentes da facção.

Dias depois Zack acorda em um hospital cercado de federais e agentes do governo, e não só descobre que seu irmão não sobreviveu à emboscada, como também fica sabendo que se  quiser sair com vida daquele hospital ele terá que entrar no programa de proteção a testemunha e fazer uma espécie de delação premiada. Sem muita opção, Zack embarca numa nova vida designada pelo governo. Agora trabalha como arquivista numa empresa quase desconhecida e toma doses diárias de remédios especiais para bloquear seus super poderes. Mora em um apartamento ridículo em um bairro horrível de uma cidadezinha esquecida por Deus no interior dos EUA.

Ele odiava essa nova vida. Porém odiava mais se sentir fraco e indefeso como um ser humano normal.incognitobadinfluences2

Depois de uma visita a um antigo amigo traficante, com quem Zack sempre buscava drogas especiais que não apareciam em seus exames de rotina que fazia para o governo, Zack descobre que essas drogas não só eram invisíveis aos testes toxicológicos, mas também elas desbloqueavam os efeitos das pílulas que inibiam seus poderes.

Mais uma vez Zack ia poder se sentir invencível.

Na mesma noite ele faz um tour pela cidade pulando de prédio em prédio, saltando distâncias absurdas para um humano normal. Tendo o retorno daquela sensação maravilhosa que percorria todas a células do seu corpo. Ele só não contava que numa esquina escura ia se deparar com uma tentativa de estupro. Sem pensar direito nosso ex vilão entra no meio dos bandidos e literalmente estraçalha todos eles!

Nesse instante algo muda dentro de Zack.

incognitobadinfluences3Ele passa a vasculhar a cidade atrás de pessoas que precisam de ajuda, porém ele não faz isso por altruísmo. Ele simplesmente faz isso pra sentir mais uma vez aquela sensação de matar uma pessoa com as próprias mãos.

Entretanto, essa nova empreitada de Zack chama a atenção do governo, que havia encerrado sua carreira e  também de alguns membros remanentes do seu antigo grupo, que estavam tentando a todo custo resgatar o seu líder e levantar mais uma vez o império de super vilões.

E é nesse ponto que a vida de Zack vira um inferno.

incognitobadinfluences4Sendo caçado por super vilões sem escrúpulos. Tendo que esconder do governo que seus poderes voltaram. Zack embarca numa onda de violência,chantagem e descobertas assustadoras sobre seu passado.

Brubaker sempre consegue prender o leitor com uma narrativa densa e realista. Já era super fã do seu trabalho em “Gotham D.P.G.C” e também da sua fase na Marvel comandando a série do capitão América.

Assim que vi seu nome na capa dessa HQ e a sinopse, eu sabia que viria coisa boa pela frente.

Essa HQ foi lançada nos EUA pelo selo Icon, da Marvel, em uma mini série de 6 edições. Confesso que o final me deixou um pouco frustrado, mas nem de longe apaga o brilho da obra. Que inclusive está pra ser adaptada pro cinema.

Fica aí mais uma dica pra quem quer conhecer uma pouco mais sobre esse estilo de quadrinho adulto que foge muito do quadrinho típico de super heróis. Vale a pena vocês irem atrás desse tipo de material. É sempre uma expansão de horizontes.

62_incognito_6 incognitobadinfluences5