Jeff Lemire tem sido um dos melhores escritores de HQs dos últimos anos. Sua habilidade em retratar as angústias humanas renderam a ótima série Sweet Tooth pela DC/Vertigo e recentemente foi lançada a excelente Black Hammer pela Dark Horse comics, série que trata das perdas e renúncias da vida pela perspectiva de super-heróis.
Ele faz isso muito bem, respeitando o universo dos personagens sem precisar transforma super-heróis em pessoas comuns com dramas comuns. A verdade é que Lemire consegue transmitir exatamente o que pensam, como sofrem e de que formas seus personagens vivem no mundo deles. Seja um super-herói, um garoto esquisito ou até mesmo um Homem comum.

Uma história sobre perdas e reencontros

Em O Soldador Subaquático, obra autoral e independente do escritor, Jeff Lemire traz uma história emocionante. Nela ele fala sobre perdas e como às vezes nossas dificuldades em lidar com elas pode nos aprisionar fazendo com as pessoas em volta também nos perca.

A graphic novel é um mergulho na alma de Jack, o protagonista da história.

Jack é o jovem protagonista da história, vivendo numa cidade litorânea, exerce a função que dá nome à graphic novel. Prestes a ter um filho, ele vive distante, não se conecta totalmente à sua esposa e seu filho que está a caminho. Seu pai era um mergulhador, e por isso Jack tem uma conexão muito forte com o mar. As suas pendências com o pai conduzem a narrativa através de uma jornada através dos medos e dúvidas do protagonista.

Como dito acima, é um linda história sobre perdas, como lidar com elas e como isso pode nos fazer  perder muito mais. A obra foi escrita quando o autor e sua esposa na época cogitaram ter seu primeiro filho. A graphic novel transparece bem esse sentimento. Ela é também uma história sobre o amor entre pai e filho e sobre o abandono.

Uma arte de traços simples e fortes expressões

A arte de Jeff Lemire representa de formas diferentes o presente e o passado, este desenhado sem arte final. Os desenhos trazem um ótimo trabalho de expressões através dos olhares em cada personagem: a angústia de Jack adulto, a inocência de sua versão Infantil, o cansaço de sua esposa e o amor de seus pais. Através de seus desenhos, Lemire consegue nos dar acesso total à personalidade de cada um deles.

O olhar é um ponto forte da arte do próprio Jeff Lemire.

O Soldador Subaquático foi lançado aqui no Brasil pela editora Mino, tem uma capa belíssima e arte interna em preto-e-branco, assim como o original. É uma ótima história sobre relações familiares contada através de uma narrativa introspectiva pela alma de Jack, um jovem que tem muito a nos ensinar. É uma mensagem importante sobre como nossa história molda e está sempre presente na nossa forma de conduzir a vida, e como o nosso passado diz muito sobre quem somos àqueles que nos amam.

Powered by WP Review