por Paulo Bez

Como um desenhista amador e quase sem conseguir praticar atualmente (outras prioridades infelizmente), tenho que confessar que sou apaixonado pelo traço dessa HQ.

LJ43_CAPA-600x917A história começa com o nascimento de Diana, filha da rainha amazona Hipólita. Após derrotar Hércules e seu exército de carniceiros, Hipólita conduziu todas as amazonas até a ilha de Themyscira, considerado um verdadeiro santuário. Naquela mesma noite outra criança nascia na ilha, vinha ao mundo à filha da amazona assassina Myrina, conhecida como a destruidora da equidna e domadora do grifo. Junto a Myrina estavam Penélope e Menalipe, o oráculo preferido da rainha. Menalipe teve uma visão do nascimento das duas crianças aquela noite, porém, não conseguiu ver mais nada além disso e por este motivo pediu para estar presente no parto. Quando a criança nasceu ficou claro o parentesco da menina e sua linhagem. Bem ali, Menalipe tem uma visão do futuro, onde a filha de Myrina procuraria o pai, mas para achá-lo uma guerra iria começar e assim ocorreria o fim do mundo. No intuito de impedir que muitos morressem, Penélope tenta matar a criança, porém é atacada por Myrina que defende a filha e acaba matando as duas. Com a filha no colo, Myrina foge da ilha levando os corpos das duas amazonas, porém ela tem um plano, matar o pai de sua filha batizada de Cálice, a filha de Darkseid.

Anos à frente e em outra atmosfera estão dois servos de Darkseid. Kanto, seu assassino favorito e Lashina, uma de suas fúrias, armada com suas faixas afiadas forjadas a partir do revestimento de Caixas Maternas (pelo o que entendi, é um equipamento que consegue abrir portais e guardar informações, é como um computador portátil cheio de poderes). Os dois procuram por Myrina Black, a mãe de Cálice, matando todas as mulheres que encontram com este nome.

A história continua com Scott Free, o Senhor Milagre, personagem que teve uma infância difícil. Logo após ter sido escolhido por seu pai para ser trocado pelo filho de Darkseid no intuito de acabar a guerra entre Nova Gênese e Apokolips. Scott ficou trancado por anos nos calabouços de Apokolips, sofrendo com torturas e seus próprios medos. O garoto aprende a abrir a fechadura de sua cela e mesmo relutante, isso foi ficando recorrente. Desta maneira acabou viajando pelas terras de Apokolips, mas sempre voltando antes de ser notado, até que um dia não mais voltou. Anos mais tarde, Scott volta a Apokolips e invade a sala do trono de Darkseid, no intuito de saber a verdade sobre rumores de que ele estava buscando uma forma de aumentar o seu poder e que também estaria reunindo um exercito não só de Apokolips, mas de milhares de outros mundos que biorreformou. Senhor Milagre sabe que não vai poder derrotá-lo sozinho e precisará da ajuda da Liga da Justiça, que já derrotaram Darkseid anos atrás, impedindo-o de transformar um mundo em uma de suas fábricas de parademônios.

A história continua com a narrativa da Mulher-maravilha, contando que quando conheceu a Liga, achou que eram deuses, mas logo viu que não eram. Narra que foi a única criança na ilha das amazonas e que cresceu ouvindo histórias terríveis sobre as terras além de suas praias. Mas em um passeio pela praia em uma manhã qualquer ela encontra um livro trazido pela maré, onde tudo mudou. E uma pergunta em comum a todos surge: O que tem lá fora? Em seguida a Liga se mostra reunida no apartamento onde uma Myrina Black foi morta. Cada membro faz a sua parte: Steve (personagem que nunca vi, é uma espécie de policial) esvazia a área para que possam trabalhar. É notório o envolvimento afetivo de Diana por Steve. No andar de cima, Lanterna Verde e Jessica Cruz (outra personagem que não conheço) encontram o corpo do marido de Myrina, Thomas. Batman e Flash investigam a cena do crime, procurando evidências, digitais ou DNA do assassino. Junto a eles também estão Cyborg e Shazam que se utilizam de suas habilidades para descobrir para onde os assassinos foram.

A história continua com uma visita do Superman a Lexcorp após descobrir que Nêutron (mais um personagem desconhecido pra mim) foi transferido da Argus (Agencia de Respaldo e Gestão Unificada de Super-Humanos) pra lá. O clima tenso entre os dois é notório durante todo o diálogo. O clima fica mais ameno (por incrível que parece), quando Superman descobre o verdadeiro estado de saúde de Nêutron e desafia Lex a encontrar uma cura antes que ele morra.

Voltando a Apokolips, Senhor Milagre entra em uma sala onde constam informações sobre os membros da Liga. Ele tem lembranças de um amigo chamado Himon, um rebelde que com suas idéias conseguiu mudar a mente de algumas pessoas e uma delas tinha sido o próprio Scott, que estava desacredito da palavra confiança entre ele e qualquer pessoa. Enquanto sua Caixa Materna copia os arquivos de batalha dos membros da Liga e de Myrina Black, Darkseid entra na sala e os dois acabam duelando, mas Scott não é páreo para a força de Darkseid. Scott acaba fugindo mais uma vez de Apokolips e acaba encontrando uma das Myrina Black que acaba de ser morta e também encontra seus algozes, Lashina e Kanto.

Voltando ao apartamento onde a Liga está reunida, eles descobrem que os alvos são mulheres com o nome de Myrina Black. Cyborg pede proteção para as 44 mulheres com este nome em todo o país. (Uma personagem que me incomoda é Jessica Cruz, ela se mostra inconstante e insegura com seus poderes em toda a história.) No meio disso e com uma entrada incomum, Cálice aparece na história novamente, utilizando o corpo de Flash como portal, e com sua aparição começa a luta. Cálice se mostra superior em força a todos eles, até mesmo a Mulher-maravilha que fisicamente ali é a mais forte, tem sérios problemas em detê-la. Cálice entra em uma briga com Batman, Shazam e Cyborg e acaba derrubando os três sem muitas dificuldades. Mulher-maravilha entra na briga, mas não tem muita sorte e com uma rajada de energia Cálice acaba destruindo os braceletes mágicos de Diana. Na Lexcorp, Superman é avisado sobre o ataque e quando seguiria com Lex, descobre que o mesmo tem uma armadura (batizada de Cavaleiro Esmeralda) que é energizada por Kryptonita. Após uma discussão, Lex ataca Superman, mas logo em seguida é atingido por tiros disparados por Lena, irmã de Lex.

Voltando a batalha, Lanterna Verde e Jessica entram na batalha, mas Lanterna não teve sucesso em sua investida. Cálice compreende que a energia do anel dele é feita de vontade, o livre-arbítrio e ela consegue neutralizar o ataque dele e vai pra cima de Jéssica que é imobilizada. Cálice finalmente revela o seu plano, de que precisa da ligação que o anel de Jéssica tem com outro universo e acaba liberando o poder maligno contido nele. As sombras e a escuridão começam a abrir um portal para outro plano e do portal surge o “Destruidor”.

A história retorna a Superman e Lex, onde Lena Luthor envia os dois usando uma caixa materna (tenho a impressão que todo mundo tem uma coisa dessas) para “os destinos deles”. Ao mesmo tempo Senhor Milagre ainda briga contra Lashina e Kanto, que pede a sua caixa materna que roube as coordenadas do destino deles e o envie pra lá.

Senhor Milagre se depara de frente a um grifo imenso e uma mulher que se identifica como Myrina Black. “Passei décadas planejando uma guerra pra matar Darkseid. Vai se unir a mim.”

Uma observação minha é como as coisas se encaixam bem nessa história. Tudo muito bem pensado e bem calculado. Como um leitor leigo, minha observação é de que todos os detalhes realmente são muito importantes.

Até qualquer dia. ^^